segunda-feira, 6 de outubro de 2008

LEITURAS

Alguns destaques nos debates de setembro:
(no aguardo de mais sugestões de títulos)

The Substance of Style, de Virginia Postrel, é um livro genial sobre "como o aumento do valor estético está transformando o comércio, a cultura e a consciência" (este é o subtítulo do livro, em inglês: The Substance of Style: How the Rise of Aesthetic Value Is Remaking Commerce, Culture, and Consciousness). O site da autora é www.dynamist.com.

Cradle to Cradle, de William McDonough e Michael Braungart, apresenta uma fortíssima proposta de sustentabilidade. Deu o título para um segmento do PENSAR DESIGN, "Do berço ao berço". Fala sobre produtos de ciclo completo, em que a matéria-prima, transformada em conteúdo técnico ou mantida natural (e biodegradável) é aplicada em produtos já concebidos para pleno reaproveitamento do material. Assim, paramos de explorar a Terra e passamos a enriquecer os ecossistemas e a diversidade natural. Parece utopia, mas é pura criatividade sem constrangimento neurótico, sem certas limitações da modernidade filosófica e econômica que já nos pesaram demais. O subtítulo: "Refazendo a maneira como fazemos as coisas". Em inglês: Cradle to Cradle: Remaking the Way We Make Things. Dos autores: http://www.mbdc.com/c2c/.

The Laws of Simplicity (traduzido para o português pela editora Novo Conceito: As Leis da Simplicidade), de John Maeda. Neste livro curioso e breve, Maeda expõe com acuidade aspectos delicados de nossa relação íntima com o design, como a emoção e a confiança envolvida, a capacidade do design de trazer angústia ou segurança, sua possibilidade de emprestar magia à vida cotidiana. O livro tem sido referência fundamental ao segmento "Design do Encontro". Do autor: www.maedastudio.com.

Massive Change, de Bruce Mau, é uma coletânea brilhante de análises sobre como o mundo é transformado e nosso futuro moldado em decisões de design. "Massive Change não é o sobre o mundo do design, é sobre o design do mundo", diz em letras enormes a quarta capa. São 11 áreas em que podemos mudar o futuro da humanidade, para as quais Bruce Mau escreve comentários, traz dados e conversa com especialistas: economias urbanas, economias do movimento, economias energéticas, economias da informação, economias da imagem, economias de mercado, economias dos materiais, economia militar, economias de produção, economias da vida (genética, engenharia de tecidos vivos, biomedia, etc), riqueza e política. www.massivechange,com

Citados:
Tempos Hipermodernos, de Gilles Lipovetsky
Modernidade Líquida, de Zygmunt Bauman
A Invenção do Futuro, de Ferraz Jr, Reale Jr., Forbes, Lipovetsky e outros.
Viena Fin-de-Siecle, de Carl Schorske
Em louvor da Sombra, de Junichiro Tanizaki
The Post-American World, de Fareed Zakaria
Seminários de Zollikon, de Martin Heidegger
A Ética da Psicanálise, Seminário 7, de Jacques Lacan
A Perda da Realidade na Neurose e na Psicose, de Sigmund Freud (artigo de 1924)


Nenhum comentário: